fonte: JN
Rui Rio quer privatizar águas e vender o Silo-Auto
2011-11-08, DORA MOTA
Rui Rio quer entregar a privados 45% da empresa municipal Águas do Porto para encaixar 30 milhões de euros. O presidente da Câmara do Porto admitiu hoje precisar de "soluções para dar resposta à crise" e financiar investimentos na cidade.
O parque de estacionamento Silo-Auto também deverá ser posto à venda por 8 milhões de euros, no próximo ano, e já fora anunciada a intenção de concessionar os parquímetros, negócio que deverá gerar um total de 31 milhões de euros.
O negócio relativo à Águas do Porto será levado à próxima reunião de Câmara. A ideia é lançar um concurso público internacional, com um preço base de 30 milhões de euros, para a gestão da empresa municipal e participação em 45% no capital.
Rui Rio referiu uma lista de condições que o parceiro privado terá que cumprir, de forma a garantir "a defesa do interesse público".
Uma delas não gerar lucro através do aumento da tarifa da água, ficando condicionado a um aumento máximo de 1% acima da inflacção nos primeiros cinco anos e de, nos 25 anos seguintes, aumentar apenas de acordo com a inflacção.
Não vender património e continuar a investir na modernização da rede são outras condições. A Câmara ficará a controlar o Conselho de Administração e tem poder de veto sobre a nomeação do director-geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário